GRAM - GRUPO DE APOIO A MULHER

Maria da Penha, foi. vítima de violência

Maria da Penha, foi. vítima de violência
Devido a luta dela, foi homologada a Lei Maria da Penha.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Estados Unidos apoia vítimas.

EUA – Ajuda às vítimas de violência
 doméstica.
A violência contra as mulheres é um fenômeno mundial que, ocorre em qualquer classe social, profissão ou nacionalidade. Atualmente, nos Estados Unidos estima-se que três mulheres são assassinadas diariamente por seus parceiros atuais ou anteriores.
Nos Estados Unidos, a lei garante proteção a qualquer indivíduo vitimas de agressão física ou psicológica independentemente de sua condição imigratória, cor, etnia, orientação sexual ou religião. No final desta matéria há uma lista de organizações que auxiliam imigrantes desde abrigo a assistência legal e psicológica.
Quais são os sinais de um relacionamento abusivo?
- O parceiro monitora suas atividades o tempo todo
- Se você não atende uma ligação ou um texto imediatamente ele fica enfurecido
- Critica seus amigos e familiares
- Tem pressa em mudar-se para mesma moradia mesmo no começo de um namoro
- Está sempre lhe desencorajando a estudar, especialmente o idioma local, ou trabalhar fora
- Ridiculariza seus esforços para melhorar
- Controla tudo que você gasta e/ou cancela seus cartões de crédito
- Sempre lhe acusa de ser infiel
- Controla sua pílula anticoncepcional ou insiste que você engravide
- Agride crianças e animais domésticos da casa ou destrói algo que você gosta muito
- Ameaça se suicidar ou lhe matar quando se “aborrece” com você
É possível saber se o parceiro é ou será violento durante o namoro ou noivado?
- Não é possível determinar. Mas, durante o namoro ele/ela já mostra sinais de controle e manipulação. Sempre demonstra muito ciúmes mas diz que, isto é porque lhe ama.
É possível sofrer violência sexual no casamento?
- Sim, é possível. Quando a mulher se vê forçada a fazer algo que causa desconforto ou simplesmente não queira, isto qualifica como abuso sexual.
Como denunciar o agressor nos Estados Unidos?
Ligue para 911. Se você sente que está correndo risco de vida, não hesite, peça ajuda. Se você não fala inglês tente dizer como “Portuguese, Brazil”. Isto é suficiente para que o atendente do911 entender que você precisa de um interprete brasileiro. Um interprete será conectado imediatamente. Certifique-se de falar todos os detalhes do acontecimento.
violence-against-women-1169348_640
O que fazer se você não tem visto de permanência? Calar ou denunciar?
- Denuncie, pois isto, não compromete sua situação imigratória. Os policiais não devem e nem podem tratar de assunto imigratório. A polícia deve fazer um boletim de ocorrência da melhor maneira possível e encaminhar a vítima para um abrigo e organizações locais que poderão lhe ajudar.
Dica: mesmo que você tenha amigos ou familiares que falem inglês, sempre peça pelo serviço de um interprete profissional. O interprete tem um papel neutro. Isto garante que, as autoridades locais como a polícia reportem o caso com detalhes o que beneficia a vítima no processo judicial e em corte.
O governo norte-americano, também pode emitir um visto especial para vítima de violência doméstica, sexual ou trafico humano.
Mediante uma separação, o abusador tenta fazer as pazes com a parceira. Muitas vezes, para evitar problemas judiciais ou imigratórios. Então, em muitos casos inicia-se o ciclo da violência doméstica que, é constituído por 3 fases.
1 – Aumento das tensões: as tensões se acumulam no quotidiano. As ameaças começam a escalar criando uma sensação de perigo eminente.
2 – Ataque violento: nesta fase, o agressor intensifica o mal trato emocional e muitas vezes se torna físico. É o momento que muitas vítimas buscam ajuda de amigos, familiares e/ou polícia local.
3 – Lua-de-mel: nesta fase o agressor se vê diante de uma possível separação. Então, o mesmo muda sua estratégia de manipulação e passa a se mostrar muito arrependido e afetuoso com a vítima. É o momento em que muitas promessas são feitas, a vítima é presenteada com flores, recebe muito carinho mas as agressões voltam a ocorrer. Em muitas ocasiões voltam com força.
Importante: se você se identificou com estes cenários e sente que tem dormindo com o inimigo, ou conhece alguém que esteja passando porisso, é o momento de deixar uma mochila pronta para um escape de última hora. Não duvide das ameaças do abusador.
Embora, a violência contra a mulher seja uma realidade cruel e com índices alarmantes ainda existe um tabu em torno do tema. O que faz uma mulher se manter num relacionamento abusivo?
Muitas mulheres não tem apoio dos familiares imediatos, vivenciaram este drama na infância, sentem-se isoladas porque residem em outro país, ou muitas toleram a agressão acreditando que isto é melhor para os filhos que uma separação.
Porém, existe ajuda e pode-se reconstruir uma vida. Quando voluntariei e trabalhei com mulheres vítima deste tipo de violência, na YWCA, vi muitas delas refazerem suas vidas junto aos filhos e parceiros saudáveis emocional e fisicamente. Parece impossível, mas não é. É preciso coragem.
Segue abaixo uma lista de organizações que trabalham com vitimas locais e imigrantes residentes nos Estado Unidos. Vale ressaltar que essas organizações também auxiliam a comunidade LGBT.
Voice 1 800 537-2238 | TTY 1 800 553-2508
1-800-799-SAFE (7233)
1-800-787-3224 (TTY)
1-800-799-SAFE (1-800-799-7233)
1-800-787-3224 (TTY)
1-800-656-HOPE (1-800-656-4673)
1-800-THE-LOST (1-800-843-5678)
1-800-FYI-CALL (1-800-394-2255)
1-800-211-7996 (TTY)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua contribuição para o nosso blog.