GRAM - GRUPO DE APOIO A MULHER

Maria da Penha, foi. vítima de violência

Maria da Penha, foi. vítima de violência
Devido a luta dela, foi homologada a Lei Maria da Penha.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Conheça algumas formas de agressões que são consideradas violência doméstica no Brasil:



1: Humilhar, xingar e diminuir a autoestima
Agressões como humilhação, desvalorização moral ou deboche público em relação a mulher constam como tipos de violência emocional.
2: Tirar a liberdade de crença
Um homem não pode restringir a ação, a decisão ou a crença de uma mulher. Isso também é considerado como uma forma de violência psicológica.
3: Fazer a mulher achar que está ficando loucaHá inclusive um nome para isso: o gaslighting. Uma forma de abuso mental que consiste em distorcer os fatos e omitir situações para deixar a vítima em dúvida sobre a sua memória e sanidade.
4: Controlar e oprimir a mulherAqui o que conta é o comportamento obsessivo do homem sobre a mulher, como querer controlar o que ela faz, não deixá-la sair, isolar sua família e amigos ou procurar mensagens no celular ou e-mail.
5: Expor a vida íntimaFalar sobre a vida do casal para outros é considerado uma forma de violência moral, como por exemplo vazar fotos íntimas nas redes sociais como forma de vingança.
6: Atirar objetos, sacudir e apertar os braçosNem toda violência física é o espancamento. São considerados também como abuso físico a tentativa de arremessar objetos, com a intenção de machucar, sacudir e segurar com força uma mulher.
7: Forçar atos sexuais desconfortáveisNão é só forçar o sexo que consta como violência sexual. Obrigar a mulher a fazer atos sexuais que causam desconforto ou repulsa, como a realização de fetiches, também é violência.
8: Impedir a mulher de prevenir a gravidez ou obrigá-la a abortarO ato de impedir uma mulher de usar métodos contraceptivos, como a pílula do dia seguinte ou o anticoncepcional, é considerado uma prática da violência sexual. Da mesma forma, obrigar uma mulher a abortar também é outra forma de abuso.
9: Controlar o dinheiro ou reter documentosSe o homem tenta controlar, guardar ou tirar o dinheiro de uma mulher contra a sua vontade, assim como guardar documentos pessoais da mulher, isso é considerado uma forma de violência patrimonial.
10: Quebrar objetos da mulherOutra forma de violência ao patrimônio da mulher é causar danos de propósito a objetos dela, ou objetos que ela goste.
Fonte: 
Portal Brasil

Um comentário:

  1. Boa noite, não foi isso que me disseram na DP, quando simularam que estavam fazendo a representação, sobre o último BO de ameaça. Já havia um anterior de 2007 + 1 de estupro em 2012, com o laudo do IML.
    A pessoa que me atendeu, me perguntou porque eu queria fazer a representação, falei que estava sendo ameaçada de morte, porque o ex não queria me dar o divórcio, a pessoa zombando de mim falou: você sabe que isso não vai dar em nada, só se faz alguma coisa, quando o agressor quebra a cara da mulher ou quando tem um corpo.
    Não é à toa que o ex falava o tempo todo que que ia me matar, colocar num buraco, derramar um saco de cal, que ninguém ia achar meu corpo. Depois, quando soube que eu fiz o 3º BO de ameaça, ele começou a me ameaçar e avançar dizendo que ia quebrar a minha cara, para fazer valer a Maria da Penha, eu andava apavorada!
    Foram meses de muito sofrimento e pavor.
    Acredito que por conta do machismo existente nas DP's, as mulheres não têm coragem de denunciar e acabam morrendo nas mãos desses monstros.
    Agradeço, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir

Agradecemos a sua contribuição para o nosso blog.